Atibaia recebe formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Curso organizado pela UFMG e coordenado pela Unicamp capacita 160 professores de Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental
A Prefeitura de Atibaia deu início às atividades do projeto LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, programa de formação continuada do Ministério da Educação que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O curso, direcionado a professores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, além de diretores de escola e supervisores de ensino, trabalha a importância da cultura escrita e da arte na primeira infância.
Leitura e Escrita na Educação Infantil
Organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para todo o país, na região, o LEEI é coordenado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e a formadora é a professora mestra Heloísa Helena Dias Martins Proença.
Cidades participantes
Atibaia é a sede do curso de formação do polo de Bragança Paulista. Ao todo, são oito encontros mensais, todos realizados no Centro de Referência da Educação e com a participação de outros municípios da região: Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Indaiatuba, Joanópolis, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti, Valinhos e Vinhedo. O programa prevê que cada município replique os conhecimentos adquiridos dentro de suas respectivas redes, organizando encontros formativos com os professores.
160 profissionais
Em Atibaia, o LEEI capacitará 160 profissionais da área educacional, que se inscreveram para receber a formação até o final do ano letivo. Promovida com o apoio da Prefeitura, a iniciativa voltada às especificidades da primeira infância representa um marco para a educação de Atibaia, com potencial para gerar impactos positivos no desenvolvimento integral dos estudantes da rede municipal de ensino.
Sobre o LEEI
O LEEI constitui-se em uma proposta de desenvolvimento profissional criada pela UFMG que adota a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil como material didático. A partir deste ano, o programa será desenvolvido em 15 estados e no Distrito Federal, no contexto das iniciativas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política instituída pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023.
O objetivo é oferecer formação continuada a profissionais da Educação Infantil, apoiando com teorias e metodologias docentes o desenvolvimento de práticas educativas que ampliem as experiências das crianças com a cultura do escrito. Respeitando as especificidades da primeira infância, a proposta encara as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras nessa fase.