Melhoria para a Saúde de Atibaia: Hospital Regional é anunciado pelo governador do Estado
Hospital irá atender a população das cidades que compõem a Região Bragantina e Circuito das Águas, da qual Atibaia está incluída.
A área da Saúde irá receber um equipamento público que deverá trazer muitas melhorias à população não só de Atibaia, mas de toda a Região Bragantina. O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou na sexta-feira, dia 17, durante visita à cidade de Campinas, que o projeto de instalação do Hospital Regional na região bragantina vai sair do papel. O equipamento será alocado na cidade de Bragança Paulista, em prédio onde funcionava o Hospital Bragantino (desativado em 2022). O governo do Estado optou por aproveitar a estrutura já existente no município, sendo esta a razão pela qual o governador anunciou imediatamente a instalação na Região Bragantina, em detrimento da Região Metropolitana de Campinas.
O fato de Bragança Paulista ter sido escolhida para sediar o Hospital Regional remete ao que aconteceu em 2010, quando houve a vinda do AME para Atibaia. Naquela ocasião, Atibaia cedeu espaço que já estava disponível para aquele tipo de equipamento, motivo pelo qual o Governo do Estado fez sua escolha.
A instalação do Hospital Regional é um antigo pleito de prefeitos da região. Irá atender a população das cidades que compõem a Região Bragantina e Circuito das Águas, da qual Atibaia está incluída. Ainda não há previsões de datas para início e término do projeto, no entanto, como já existe o prédio construído e infraestrutura no local, a instalação deverá ser relativamente rápida.
Para a Saúde de Atibaia, a instalação desse novo equipamento significa melhoria no atendimento de casos de média e alta complexidade. A Prefeitura acredita que haverá mais agilidade no atendimento, desafogando a demanda da Santa Casa, que é hospital público de referência no município.
Como funciona um hospital regional?
Um hospital regional do Estado é uma unidade de saúde pública que oferece serviços de saúde especializados e de média a alta complexidade para uma população de uma região específica, geralmente abrangendo várias cidades ou municípios. Esses hospitais são projetados para atender demandas de saúde que não podem ser atendidas por hospitais locais menores ou unidades básicas de saúde.
Como o anúncio do Hospital Regional na cidade de Bragança Paulista foi anunciado há pouco tempo, estando o projeto ainda em fase inicial, não há detalhes sobre quais serviços serão oferecidos, no entanto, os hospitais regionais costumam oferecer serviços de emergência e urgência, procedimentos cirúrgicos especializados, tratamentos de doenças crônicas e graves, exames diagnósticos avançados (imagem, laboratório, etc.) e atenção especializada em áreas como cardiologia, oncologia, neurologia, entre outras.
Os hospitais regionais desempenham um papel importante no sistema de saúde, pois reduzem a necessidade de deslocamento para centros urbanos maiores; melhoram o acesso à assistência médica especializada; oferecem tratamentos mais eficazes e atualizados; e contribuem para a redução de mortes evitáveis.
No Brasil, os hospitais regionais são parte da rede pública de saúde (SUS) e/ou privada, e sua gestão pode ser municipal, estadual ou federal. No caso Hospital Regional de Bragança Paulista, o Governo do Estado será o responsável por custear seu funcionamento.