Golpes na internet: esteja sempre atento e evite cair em armadilha
Prefeitura de Atibaia alerta sobre golpes e fraudes mais utilizados no mundo virtual
A tecnologia e a comunicação digital têm avançado rapidamente e, juntamente aos benefícios e facilidades que elas trazem, existe também o perigo cada vez maior dos golpes realizados pela internet. Por isso, a Prefeitura de Atibaia alerta que é preciso estar sempre atento e informado para não cair em armadilhas.
É importante que a população evite clicar em links de pessoas desconhecidas, evite passar informações solicitadas via SMS, como senha, ou para alguém que esteja pedindo essa informação. Ao acessar sites, sempre confirme se são seguros antes de clicar em qualquer botão ou digitar alguma coisa. Desconfie de e-mails suspeitos: caso não tenha certeza de que o remetente de um e-mail é confiável, a orientação é não responder e nem abrir qualquer anexo.
No setor de telecomunicações, entre os golpes e fraudes mais comuns estão: furto de contas de redes sociais; chamadas falsas; sequestro da linha; e golpe do WhatsApp falso, com a foto da vítima em número desconhecido.
Em 2021, o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI Atibaia) lançou a campanha "Crimes na internet: Não seja você a próxima vítima", com o objetivo de alertar usuários de internet e serviços digitais para as tentativas de golpe e fraude que acontecem no mundo virtual.
Na cartilha "Golpes na Internet", produzida pela Polícia Civil de São Paulo e disponibilizada no site da Prefeitura de Atibaia, há uma extensa lista com os golpes mais utilizados na internet, detalhando como ocorrem, como evitá-los e o que fazer em caso de se tornar uma vítima. A campanha realizada pelo GGI Atibaia, em parceria com a Secretaria de Comunicação, aposta na informação como arma no combate aos crimes cibernéticos.