Prefeitura promove diversas ações pelo Março Lilás e Mês da Mulher em Atibaia

Final de semana contará com exames de Papanicolau sem agendamento, entre outros serviços e iniciativas, nas unidades de saúde Santa Clara e Centro

Prefeitura promove diversas ações pelo Março Lilás e Mês da Mulher em Atibaia

O mês de março, marcado pela prevenção e pelo combate ao câncer de colo de útero e por ser o mês da mulher, está repleto de ações especiais da Prefeitura em Atibaia. A Secretaria de Saúde organizou um “Dia da Mulher” para cada unidade de saúde do município, com práticas voltadas ao autocuidado, sobretudo exames de Papanicolau sem agendamento, e, neste sábado (23), duas unidades realizarão a ação: a UBS Santa Clara (Av. Dr. Flávio Pires de Camargo, nº 1.200, das 8h às 13h) e a UBS Centro (Rua Castro Fafe, nº 201, das 7h às 12h).

UBS Santa Clara

Na UBS Santa Clara, além da coleta de Papanicolau, a população poderá contar com serviços e iniciativas como: vacinação; teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis (TR/IST); higiene bucal (escovódromo); palestras; uma carreta de exames, com ultrassom transvaginal e mamografia (mediante agendamento prévio via Central de Regulação); aula de yoga; e orientações sobre a saúde da mulher.

A programação do evento prevê: PICS - YOGA Casa Upadhi, com a Prof.ª Júlia Abade, às 9h; palestra “A evolução legislativa na proteção da mulher”, com a Dra. Patrícia Borghi e a Dra. Priscila Muckenberger, advogadas da Comissão da Mulher da OAB, às 10h; e a palestra “Empoderamento Feminino: Fortalecendo a Autoestima da Mulher”, com Paola Reis, às 11h.

Dia da Mulher nas unidades de saúde
Nas demais unidades de saúde do município estão sendo realizados exames de Papanicolau, testes rápidos, práticas integrativas, rodas de conversa, palestras com diferentes profissionais, entre outras atividades.

Confira o cronograma completo:
cronograma de aulas calendario segunda a sexta amarelo branco rosa verde e azul

Importância do Papanicolau
O exame de Papanicolau é a principal estratégia para detectar precocemente lesões no colo do útero e obter o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher apresente sintomas. O exame preventivo é indolor, simples e rápido.

3º tumor mais frequente entre as mulheres
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero figura como o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres no Brasil (atrás do câncer de mama e do colorretal) e pode ser prevenido por meio de medidas simples e da detecção precoce.

Banner_MATERIA_Mes_da_Mulher

Mês da Mulher: mais atrações neste final de semana
Após diversas atrações já realizadas em comemoração ao Mês da Mulher em Atibaia, incluindo a Rodada de Negócios – Edição Especial Mulher, outras atividades preparadas pela Prefeitura preencherão a agenda deste mês, inclusive neste final de semana.

No sábado (23), às 20h, no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro), acontece o Concerto Voz de Mulher – Tributo a Rita Lee. Já no domingo (24) será a vez da Corrida e Caminhada Março Lilás (inscrições já encerradas), às 7h30, no Jardim do Lago.

Concurso Destaque Mulheres Profissionais de Atibaia
Vale lembrar que a Prefeitura de Atibaia também está promovendo o Concurso Destaque Mulheres Profissionais de Atibaia 2024, iniciativa que visa destacar e valorizar as mulheres trabalhadoras que desempenham papéis fundamentais no município.

A cerimônia solene de revelação das mulheres destaques na opinião popular está marcada para o dia 26 de março, às 19h, no Cine Itá Cultural (R. Visc. do Rio Branco, nº 51, Centro). Durante o evento, serão reveladas as três mulheres mais votadas em cada categoria, que receberão o prestigioso Certificado de Reconhecimento Popular de Destaque Mulher Profissional de Atibaia 2024. A ocasião promete ser um momento especial de celebração e reconhecimento do talento feminino no município.