4ª Semana de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal de Atibaia tem ação aberta ao público neste sábado (19)

Evento é uma parceria entre a ONG Consciência Solidária e a Prefeitura de Atibaia, baseado na lei Giovanna

A Prefeitura de Atibaia, em parceria com a ONG Consciência Solidária, está promovendo a 4ª Semana de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal, pautada na lei 4.771/2021, que visa acolher mães e pais que passaram por esse luto e apoiar os profissionais da saúde da cidade e região em sua formação. Neste sábado (19), às 9h30, a Casa de Atenção à Saúde da Mulher (CASAMAR) abrirá suas portas para uma oficina de “Caixas de Memórias”, onde será preparado um relicário em homenagem aos bebês.

Programação

As ações começaram na terça-feira (15), com a exibição do documentário Colo Vazio, seguida por uma onda de luz no auditório da Unifaat.

Na quinta (17), a secretária adjunta de Saúde, Danielle Moraes Cardoso, e a enfermeira Adriana Ikezire se reuniram com alunos da instituição e profissionais da saúde para uma roda de conversa sobre como lidar com a perda enquanto profissional. A ação será complementada por um curso rápido de sensibilização sobre a perda na sexta-feira (18) e no próximo dia 31.

A oficina deste sábado (19) será realizada na CASAMAR (R. Pres. Lincoln, 44 - Samambaia Parque Residencial), onde pais e profissionais confeccionarão caixas de memórias dos bebês, uma forma de lidar com a dor da perda e o amor guardado nos corações. Dentro das caixas, serão colocadas todas as informações relativas à rede de assistência para acolhimento pós-perda, doação de leite materno, entre outras.

As caixas de memórias serão posteriormente distribuídas nas maternidades da cidade, com o intuito de alcançar mais pessoas que precisam desse acolhimento.

Lei Giovanna

A Lei Municipal 4.771/2021 ganhou maior destaque neste ano dentro do SUS e visa humanizar o atendimento aos pais, dando visibilidade, voz e dignidade aos casos. Nomeada em homenagem a bebê que sensibilizou os atibaianos acerca do tema, a referida lei prevê uma semana de trocas entre os profissionais do setor e os pais que precisam de conforto.