Inclusão pela Arte Prefeitura promove apresentações de pessoas com deficiência

Em parceria com o projeto “Fazendo Arte, Fazendo Parte”, o 1º Encontro “A Arte de Incluir” acontecerá em 20 de março, no Centro Cultural André Carneiro

Inclusão pela Arte Prefeitura promove apresentações de pessoas com deficiência

Múltipla e plural, a arte é capaz de nos proporcionar a sensação de pertencimento, tornando-se uma poderosa ferramenta de inclusão social. Em parceria com o projeto “Fazendo Arte, Fazendo Parte”, a Prefeitura de Atibaia promoverá, no dia 20 de março, o 1º Encontro “A Arte de Incluir”, com apresentações artísticas de pessoas com deficiência. O evento acontecerá no Centro Cultural André Carneiro, a partir das 15h, trazendo ao palco participantes do projeto, que trabalha a inclusão de jovens com deficiência intelectual e neurodiversos.

Gratuito, o encontro será aberto a pessoas com deficiência e instituições afins que queiram se apresentar, contando com o apoio das secretarias municipais de Cultura e Assistência e Desenvolvimento Social. Esta, inclusive, providenciará intérpretes do Centro de Intermediação em Libras de Atibaia (CILA) para atender pessoas surdas. As apresentações acontecerão na parte externa do Centro Cultural e seguirão os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

A Prefeitura de Atibaia tem concedido atenção especial às pessoas com deficiência. Além do Centro de Intermediação em Libras de Atibaia (CILA), serviço criado para facilitar o atendimento de pessoas surdas no município, a cidade recebeu, no final de janeiro, o 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência, que discutiu políticas públicas direcionadas à pessoa com deficiência. Também realizou, ainda no ano passado, um sistema de mapeamento das pessoas com deficiência na cidade, com o objetivo de planejar ações voltadas aos desafios encontrados no dia a dia e melhorias dos serviços públicos.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br), as pessoas com deficiência de Atibaia e região somam aproximadamente 32 mil (estimativa 2021). Desse total, 40% são pessoas com deficiência visual, 28% com deficiência física, 17% com deficiência intelectual e 15% com deficiência auditiva. Com maior presença feminina, são mais de 18 mil mulheres com deficiência na região em comparação com os mais de 14 mil homens com deficiência.