Descimento dos Mastros encerra Ciclo Natalino de Atibaia

Evento aconteceu em frente à Igreja do Rosário, ao som de tambores e cantos, e com presença das tradicionais Congadas

Descimento dos Mastros encerra Ciclo Natalino de Atibaia

O último domingo (5) marcou o encerramento do Ciclo Natalino de Atibaia, uma das manifestações culturais mais importantes da cidade. Seguindo a tradição, o evento aconteceu no primeiro domingo do ano, em data próxima ao Dia de Reis – celebrado em 6 de janeiro. Dezenas de munícipes e integrantes das congadas se reuniram em frente à Igreja do Rosário para o tradicional Descimento dos Mastros, quando são baixados os mastros com as bandeiras de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, levantados no início do Ciclo, em 25 de dezembro.

 

Ao som de tambores, violas, cantos e repique de sinos, os Ternos de Congo formaram um cortejo até a Rua João Pires, onde as bandeiras foram levadas para as últimas homenagens à São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e para serem guardadas pelos novos festeiros das bandeiras Bárbara Gerônimo e Wesley Pires (responsáveis pela bandeira de São Benedito), e Antônia Cardoso e Claudinei Pires (responsáveis pela bandeira de Nossa Senhora do Rosário), até o próximo Ciclo Natalino. Patrimônio imaterial da cidade, os festejos fazem parte da cultura popular e são realizados tradicionalmente nas ruas do Centro Histórico.

 

Neste ano, excepcionalmente, a Congada Azul não participou das festividades. O Ciclo Natalino voltará no fim do ano, com início no Natal, conforme tradição de mais 270 anos e que perpassa gerações.