Exposição no Museu Municipal João Batista Conti reverencia as Congadas de Atibaia

Objetos, fotografias e pequenos recortes textuais de pesquisadoras do tema retratam essa tradição com quase 270 anos de história

Está em cartaz, no Museu Municipal João Batista Conti, a exposição “Reverenciando as Congadas de Atibaia”, que reúne objetos, fotografias e pequenos recortes textuais de pesquisas sobre o tema para contar a história e apresentar a riqueza dessa manifestação cultural e religiosa.

Essa tradição, que se faz presente em Atibaia até a atualidade, tem quase 270 anos de história – levando-se em consideração o que é confirmado pelos registros, e um pouco mais nas vozes da tradição oral. Fragilidades, mudanças de tempo e de costumes provocaram transformações nas fardas, capitães, percursos e até mesmo no olhar, mas a fé permanece representando e significando, ainda hoje, a importância da tradição, mantendo vivos os Congados.

Utilizando trechos dos livros das pesquisadoras Elsie Monteiro da Costa e Lilian Vogel, a exposição explora essa história e essa ancestralidade que, entrelaçadas à história da cidade, reafirmam uma identidade baseada no reconhecimento de jeitos e fazeres próprios daqui.

museu-congadas-interna

A pesquisadora Elsie da Costa ressalta a importância social das Congadas: “O universo das pessoas que vivem as congadas é tudo que as circunda, o que diz respeito à vida social, ações cotidianas, ritos de passagem, horas de trabalho e lazer, e se manifestam expressivamente através da música, da poesia, dos versos e da fala através do corpo, ou seja, dos cortejos, das danças, das atitudes devocionais. A palavra ‘congadeiro’ traduz melhor a ideia de pessoa, ser humano, indivíduo vivo, frequentador de congás (altares), terreiros, capelas e igrejas, fazedor do Congado ou de Congada”.

Atibaia conserva quatro grupos de congada – Azul, Verde, Rosa e Vermelha, cada um com sua história e particularidade, mas todos contribuindo para preservar canções e orações ancestrais, muitas ainda em latim, e um calendário de festas que inclui o aniversário da cidade, também dia do padroeiro São João Batista (24 de junho), e o Ciclo Natalino.

Localizado na Praça Bento Paes, s/n, Centro, o Museu Municipal João Batista Conti abre de terça a sábado, das 11h às 17h, e aos domingos funciona das 9h às 13h. Nos feriados, o museu permanecerá fechado.