Festival da Família, Música e Morango reúne 96 mil pessoas no Parque Edmundo Zanoni

Evento contou com participação de mais de 400 artistas; na área de venda e exposição de frutas, cerca de 22 mil caixas de morango foram comercializadas durante os quatro finais de semana

Festival da Família, Música e Morango reúne 96 mil pessoas no Parque Edmundo Zanoni

O “Festival da Família, Música e Morango” realizado pela Prefeitura, no Parque Edmundo Zanoni, foi um grande sucesso de público e mostrou que a cidade há muitos anos esperava por um evento que reunisse cultura e produtos agrícolas do município em uma celebração única, voltada especialmente aos moradores.

Ao todo, foram quatro finais de semana, de 2 a 24 de agosto, com uma programação diversificada que incluiu música, teatro, dança, oficinas, brinquedos para crianças, espaço gastronômico e atividades para toda a família. Com média de 12 mil visitantes por dia, o festival reuniu aproximadamente 96 mil pessoas no parque.

O sucesso de público não foi à toa: com entrada gratuita, o evento contou com a presença de mais de 400 artistas, que fizeram shows únicos, contemplados por um público que se mostrou atento e apoiador da arte local. Além disso, os visitantes tiveram à disposição ampla variedade gastronômica, podendo aproveitar dois ambientes com atividades diversas.

Na parte inferior do parque, ao lado dos brinquedos infantis, as pessoas acompanharam os shows musicais e apresentações de circo e teatro. As tardes foram marcadas pela presença de gente de todas as idades, que desfrutou de um ambiente acolhedor, seguro e animado. Bancos de madeira foram dispostos nas áreas próximas ao palco principal, para conforto de quem estava ali para contemplar as performances artísticas. Nos oito dias da festa, os artistas que se apresentaram nos dois palcos tiveram uma média de público de duas mil pessoas por dia. Nomes da música local e até mesmo internacional marcaram presença, abrilhantando a programação.

Na parte superior do Edmundo Zanoni, ficaram a área de alimentação, os espaços de exposição e venda de produtos agrícolas – entre eles morangos a preços acessíveis, atemoia, hortaliças, vinho artesanal, suco de uva, mel e derivados, queijos e flores – além de produtos agropecuários. Um dos destaques foi o Espaço Kids, com brinquedos infláveis, jogos de tabuleiro, pintura e até parede de escalada.

Para os produtores, a festa aconteceu em um momento oportuno, durante o pico da safra. Os produtos tiveram grande procura. Ao todo, foram 49 barracas de alimentação, 35 de produtores rurais (sendo 11 de morango) e 40 no pavilhão de mini-shopping, com exposição e venda de artesanato e outros itens. A estrela do evento, o morango, teve média de 2.750 caixas vendidas por dia – o que totalizou 22 mil caixas ao todo.

A segurança foi reforçada pela GCM e Polícia Militar, e a Prefeitura também adotou medidas de controle de acesso e apoio de agentes de trânsito para garantir a tranquilidade dos visitantes. O evento também contou com apoio da Secretaria da Saúde, Fundo Social de Solidariedade (com Espaço da Maternidade Solidária) e Associação de Produtores de Morango de Atibaia, Jarinu e Região.

O “Festival da Família, Música e Morango” foi uma realização da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Agricultura, com apoio da Secretaria de Turismo. Os organizadores agradecem a todos os profissionais envolvidos – da preparação da infraestrutura e limpeza à montagem das estruturas, gestores e monitores – que trabalharam com dedicação para garantir o sucesso de um festival que marcou a cidade e entra, agora, para o calendário oficial de eventos de Atibaia.

fmm5