Tradicional “Romaria a Cavalo de Atibaia a Pirapora de Bom Jesus” completa 60 anos

Mais de 200 romeiros sairão de Atibaia no dia 25 rumo ao Santuário de Bom Jesus de Pirapora

Tradicional “Romaria a Cavalo de Atibaia a Pirapora de Bom Jesus” completa 60 anos

A tradicional “Romaria a Cavalo de Atibaia a Pirapora de Bom Jesus” completa 60 anos de história neste ano. Mais de 200 romeiros sairão da Paróquia São Benedito, no bairro Parque das Nações, com destino ao Santuário de Bom Jesus de Pirapora. Os cavaleiros contam com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

A romaria promove a fé e a integração da comunidade. Os romeiros passam três dias reunidos, compartilhando as dificuldades e momentos de união pela fé.

 

Décadas de história
As romarias fazem parte da história do Estado de São Paulo desde o início do século XVIII. Em Atibaia, as romarias começaram em 1966.

Houve tempo em que o número de participantes era ainda maior, porém o grupo segue se renovando e perpetuando sua fé através de gerações de famílias atibaianas, motivadas pela fé e devoção. Os participantes são identificados com flâmulas presas e camisas, levando o nome da romaria ao longo de todo o trajeto.

 

Programação
A programação dos romeiros é extensa. A concentração acontece na sexta-feira, 25, às 8h na Paróquia São Benedito, onde os romeiros e os animais presentes recebem bençãos e partem rumo ao Santuário.

A chegada está prevista para o sábado, 26, quando os romeiros participam da missa das 11h, sendo recepcionados pelo vigário, a saída acontece no domingo, às 7h, com chegada em Atibaia prevista para segunda-feira, totalizando 150 km de percurso.