Defesa Civil de Atibaia desenvolve Plano Municipal de Redução de Riscos em parceria com o IPT
Prefeitura e Instituto de Pesquisas Tecnológicas realizam levantamento das áreas de risco e estudam soluções para ampliar a segurança da população

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Defesa Civil, está elaborando o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O município conta atualmente com 18 áreas de risco, sendo 12 hidrológicas (enchentes, inundações, enxurradas) e 6 geológicas (deslizamentos).
O PMRR terá imagens, fichas e todo o levantamento de campo realizado, identificando e classificando as áreas de risco em diferentes níveis (alto, muito alto ou monitorável). O documento apresentará recomendações estruturais, como obras, desassoreamento e muros de contenção, e também ações não estruturais, que envolvem monitoramento da chuva, previsão meteorológica e até remoções preventivas temporárias de moradores, sempre com foco na segurança da população.
Análise do Rio Atibaia
Na última quarta-feira (27), equipes da Defesa Civil e do IPT percorreram o Rio Atibaia, do trecho da Usina até o Parque das Nações, para compreender a dinâmica do rio e realizar análises técnicas. Durante a vistoria foram identificados pontos de assoreamento.
Segundo Marcelo Gramani, do IPT, as recomendações apresentadas vão desde medidas de mitigação até soluções definitivas para as áreas de risco. “O objetivo é garantir a segurança da população de Atibaia”, destacou.
O trabalho de mapeamento preventivo no rio prossegue durante esta semana, com as equipes navegando em barcos para identificar pontos de obstrução da passagem da água, além de descartar irregular de lixo. Nessas ações, também está sendo feita a retirada de vegetação acumulada nas margens e o recolhimento de resíduos como garrafas PET e outros materiais inservíveis.
Próximos passos
Com a conclusão do relatório do PMRR, a Prefeitura de Atibaia poderá envolver outras secretarias municipais e buscar recursos junto ao Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual, para a execução das medidas indicadas.
Nos próximos dias será realizado um mutirão de limpeza nos pontos do Rio Atibaia onde foi identificado descarte irregular de lixo. Além da limpeza, serão instaladas placas informativas, orientando a população sobre o descarte correto de resíduos e indicando os ecopontos mais próximos.