Prefeitura assina convênio do Minha Casa, Minha Vida e viabiliza 400 novas moradias para Atibaia

Com apoio do programa Casa Paulista, o projeto Vila Esperança I e II, no bairro Caetetuba, marca mais uma conquista da gestão

Prefeitura assina convênio do Minha Casa, Minha Vida e viabiliza 400 novas moradias para Atibaia

Nesta quinta-feira (31), a Prefeitura de Atibaia assinou o convênio com o Governo Federal para a construção de 400 unidades habitacionais em Atibaia, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – FAR. O projeto, chamado Vila Esperança I e II, será implantado em uma área de 54.600 m² na Estrada Municipal Hisaichi Takebayashi, no bairro de Caetetuba, e beneficiará famílias de baixa renda.

A assinatura do convênio é um marco na atual administração, que tem priorizado políticas públicas voltadas à habitação e ao atendimento das necessidades sociais da população.

Terreno

O terreno, adquirido pela Prefeitura em 2010, foi destinado inicialmente para atender as vítimas das enchentes daquele ano. Após anos de tratativas e ajustes no projeto, a parceria com o programa federal Minha Casa, Minha Vida foi consolidada. O convênio também contará com um aporte do programa estadual Casa Paulista, garantindo a viabilidade financeira das obras.

A gestão municipal trabalhou ativamente para viabilizar o projeto, superando desafios técnicos e legislativos, como a reformulação do programa habitacional federal em 2021 e a recente reaprovação do projeto, adaptado às novas regras estabelecidas pelo Ministério das Cidades.

Cuidando das pessoas

Com a assinatura do convênio, Atibaia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento urbano e o atendimento às demandas habitacionais da população, sendo um exemplo de boa gestão pública na área social. A expectativa é que as obras se iniciem em breve, dando início à concretização de mais uma importante conquista da atual administração.

Casa Paulista

Representantes da Prefeitura participaram de uma importante reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) do Estado de São Paulo, que garantiu um aporte financeiro para Atibaia.

O Casa Paulista é uma iniciativa da SDUH em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), que tem quatro frentes de atuação: concessão de crédito imobiliário, construção e entrega de casas populares, regularização fundiária e urbanização de áreas habitacionais.