6º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista acontece no dia 5 de abril
Público-alvo será pais, alunos, profissionais das áreas de Saúde e da Educação e instituições envolvidas no atendimento de pessoas portadoras de TEA

Será realizado no dia 5 de abril, sábado, o 6º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, uma realização da Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, e do Núcleo de Integração Luz Do Sol – Residência Assistida para Transtornos do Espetro Autista, acontecerá no Centro de Referência da Educação “Professora Márcia Mariano”, situado na Rua Bruno Sargiani, 100, Vila Rica.
O público-alvo será pais, alunos, profissionais das áreas de Saúde e da Educação e instituições envolvidas no atendimento de pessoas portadoras de TEA. Na ocasião, eles terão a oportunidade de assistir a palestras e conteúdos para proporcionar educação permanente sobre o tema.
Mês de Conscientização sobre o Autismo
Abril é o mês de conscientização sobre o autismo, sendo 2 de abril o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A campanha foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Programação do Simpósio
As inscrições para o Simpósio terão início às 8h30. Em seguida, serão realizadas palestras com os seguintes temas:
“Diagnóstico precoce do autismo e sua importância”, com Dr. Raymond Rosenberg, formado em Medicina pela USP, pós-graduado em Psiquiatria adulto e infantil pela Fundação Meninger e Universidade da Flórida (EUA) e membro fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas do Autismo e Psicoses da Infância (GEPAPI).
“Possibilidades de intervenção no indivíduo com TEA adulto”, com Paula Santiago, formada em Psicologia Clínica e em Reabilitação Neuropsicológica pelo HC/FMUSP, especializada em Terapia Cognitivo Comportamental e Neurociências do Comportamento.
“Aspectos emocionais das famílias e orientações aos pais de pessoas com TEA”, com luri Victor Capelatto, psicólogo e Mestre em Ciências Médicas pelo Departamento de Neurologia da FCM/UNICAMP, coautor da obra “A Equação da Afetividade” e membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI).
“Autismo avançado no século XXI – A importância do tratamento institucional como um caminho. É para todos?”, com Mauro Sérgio Stepanies, psicólogo pela USF/Itatiba-SP; pós-graduado em Psicologia Clínica e pós-graduando em Autismo, autor do livro “Autismo: manual de ações terapêuticas”, fundador e diretor do Núcleo de Integração Luz do Sol – Residência Assistida para TEA e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Autismo e Psicoses da Infância (GEPAPI).