Gestão escolar mais eficiente: Programa Educa+ Atibaia impulsiona melhorias nas escolas
Iniciativa de descentralização de recursos garante mais agilidade e autonomia às unidades escolares; Escola Municipal Maria Kazuko Higashioka, no bairro do Tanque, é um dos exemplos de boas práticas

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria da Educação, deu início ao programa Educa+ Atibaia, uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a gestão escolar e ampliar a autonomia das unidades de ensino na aplicação de recursos públicos. Implantado recentemente, o programa já começa a apresentar resultados positivos nas escolas da rede municipal. Ao todo, já foram repassados R$ 1,2 milhão ao todo, beneficiando 47 unidades.
Na Escola Municipal Maria Kazuko Higashioka, no bairro do Tanque, a nova proposta foi recebida com entusiasmo e tem garantido melhorias importantes no dia a dia da comunidade escolar. Por meio da participação da direção, da equipe pedagógica, da Associação de Pais e Mestres (AAPM) e do Conselho de Escola, foram definidos serviços prioritários para tornar o ambiente mais acessível, funcional e organizado.
Entre as ações executadas e em fase de conclusão com o apoio do Educa+ Atibaia, destacam-se a instalação de rampas de acesso nas salas de aula, facilitando a mobilidade e o transporte dos carrinhos de Chromebooks utilizados pelos estudantes; a construção de um armário de alvenaria em local estratégico da escola, contribuindo para a organização e segurança dos materiais; e a implantação de murais de cerâmica na área externa das salas, destinados à exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, de forma prática e permanente.
"Isso traz autonomia e agilidade na resolução de desafios que, às vezes, a gente enfrenta”, afirmou Claudia Roberta Colombo Cardoso, diretora da escola. “Tivemos o cuidado de contratar uma empresa de confiança, com conhecimento técnico para executar os serviços e dar tudo certo. Também realizamos três orçamentos, como prevê o programa, para garantir transparência e legitimidade no processo. Além disso, verificamos todos os detalhes, como a emissão de nota fiscal e os encargos envolvidos, para que tudo esteja devidamente regularizado e facilite a prestação de contas posteriormente", completou.
A unidade escolar Maria Kazuko também está no processo de planejamento para atender outras demandas, como a aquisição de um novo sistema de som para eventos na quadra e a revitalização da horta escolar, projeto que pretende promover educação ambiental e, futuramente, colaborar com o fornecimento de hortaliças para a alimentação dos próprios estudantes.
O “Educa+ Atibaia” foi instituído por meio do Projeto de Lei n.º 20/2025, aprovado pela Câmara Municipal, e prevê a transferência direta de recursos públicos para as escolas, possibilitando a realização de pequenos reparos, melhorias na infraestrutura e aquisição de materiais e serviços, com a participação ativa da comunidade escolar.