Jornada Literária continua inspirando estudantes da rede pública municipal

Iniciativa de incentivo à leitura promove apresentação aberta ao público no próximo dia 19, às 14h, no Cine Itá Cultural

Jornada Literária continua inspirando estudantes da rede pública municipal

Mais de 16 mil alunos da rede pública municipal de ensino continuam se encantando e aprendendo com as atividades da programação 2024 da Jornada Literária de Atibaia. A iniciativa de incentivo à leitura segue até o dia 1º de novembro, com atividades e vivências especialmente elaboradas para cada fase do aprendizado, da creche até o 5º ano, incluindo a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

Encontro com os escritores
Para os estudantes das escolas municipais de Ensino Fundamental e pré-escola, a Jornada Literária inclui uma programação especial no Cine Itá Cultural, com sessões de atividades em que os alunos ganham livros, assistem a uma peça teatral e têm a oportunidade de conhecer e conversar com escritores infantojuvenis estudados em sala de aula.

Cada ano/etapa de ensino tem seu autor específico e, nesta semana, os bate-papos foram com a escritora Márcia Kambeba (3º ano) e Camila Genaro (2º ano). Eraldo Miranda (5º ano) e Penélope Martins (4º ano) também já passaram pelo palco do Cine Itá. Na próxima semana, é a vez da pré-escola, e o encontro das turmas de alunos é com a escritora Alessandra Roscoe. Marília Pirillo (1º ano) completa o time de autores da programação deste ano, que segue com os encontros até o dia 25 de outubro.

jornada-literaria (2)

Encontro aberto ao público
No dia 19 de outubro, às 14h, no Cine Itá Cultural, a Jornada Literária promove uma sessão extraordinária, aberta ao público. A escritora Alessandra Roscoe e a peça teatral Menino Levado, baseada no livro da autora, prometem divertir e fascinar crianças de todas as idades com uma história que aborda a liberdade e a poesia de uma infância plena de fantasia e imaginação.

Creches
A Jornada Literária também conta com uma programação diferenciada para a Educação Infantil, com oficinas cênicas que buscam estimular a interação social, o imaginário infantil e a construção de habilidades emocionais e cognitivas nas crianças de 0 a 2 anos.

Nas creches municipais do município, foram 19 sessões de histórias, canções e brincadeiras entre o início da Jornada Literária 2024, no dia 1º de outubro, e a última quinta-feira (10). Nas creches comunitárias, a programação começa hoje e segue até 1º de novembro.

Profissionais da Educação
No Dia do Professor, a programação da Jornada também valoriza personagens fundamentais dessa história, convidando todos os profissionais da rede municipal de ensino para assistir ao espetáculo “Com Viver”.

A peça será apresentada no dia 15 de outubro, às 18h15, no Cine Itá Cultural, e será realizada em formato híbrido (presencial e on-line). O evento é gratuito e profissionais interessados em participar devem acessar o seguinte link para obter o ingresso: https://bit.ly/47ZWyNi .

jornada-literaria (20)