Prefeitura de Atibaia realiza 1º Seminário Municipal de Educação Integral e 8° Encontro de Conselhos Escolares aberto ao público na próxima quarta-feira (30)
Com o objetivo de discutir a educação integral na cidade, Secretaria de Educação abre diálogo com o público, expondo projetos bem-sucedidos no setor
Na próxima quarta-feira (30), às 8h, acontecerá a 1º Seminário Municipal: Educação Integral, Integradora e Integrada, que une escolas municipais para um diálogo aberto com a população, valorizando as vivências e técnicas de ensino em cada unidade. Aberta ao público, a programação inclui palestras e uma apresentação cultural.
Programação
A abertura será às 8h, com uma contextualização sobre a educação integral, seguida de vídeos e da apresentação da Congada Infantil. O evento segue até às 12h, encerrado pela palestra da Profª Dra. Jaqueline Moll com o tema Educação Integral, Integradora e Integrada. Algumas escolas, que aderiram projetos de educação integral exitosos, palestrarão sobre como implementaram o modelo em suas unidades.
Local
O evento é aberto ao público e vai acontecer no Auditório 1 do Centro de Referência Educacional Márcia Mariano (Rua Bruno Sargiani, n°100 - Vila Rica Atibaia/Sp) entre das 8h às 12h do dia 30 de outubro.
Referência
Vale lembrar que o status de Atibaia como cidade referência em Educação levou o município a apresentar, após convite do MEC, sua experiência na área durante o Ciclo de Seminários do “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”, evento em Diadema/SP, em outubro do ano passado. Além disso, o município também está entre os dez melhores indicadores de alfabetização no Estado de São Paulo – classificação anunciada pelo Governo Estadual em fevereiro, no lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP e é destaque com a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Estado de SP e quarta no país em educação municipal, com a nota 7.3.
Sobre Jaqueline Moll
Jaqueline Moll é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC entre 2007 e 2013; é especialista em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); mestra em Educação pela PUC-RS; doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e pós-doutora pela PUC-RJ. A pesquisadora é autora de inúmeros livros sobre Educação Integral, incluindo “Caminhos da Educação Integral no Brasil”, uma das publicações de referência no tema.