Domingo Livre reúne cerca de 6 mil pessoas no entorno do Lago do Major
Evento levou lazer, cultura, esporte e serviços gratuitos para a população de Atibaia

O entorno do Lago do Major se transformou em um grande parque de atividades para a população no último domingo, 27 de abril, com mais uma edição do Domingo Livre. Promovido pela Prefeitura de Atibaia, o evento reuniu aproximadamente 6 mil pessoas em uma programação diversificada.
Cultura e Turismo
O evento contou com apresentações da Fanfarra Municipal de Atibaia e da Corporação Musical 24 de Outubro, que animaram o público presente com repertórios ecléticos. A programação cultural ainda ofereceu um espaço de troca de livros e leitura, incentivando o hábito da leitura e a integração dos participantes.
Entre as atrações para o público infantil e familiar, a Tenda de Circo foi destaque, com oficina de circo, maquiagem artística e aula de malabarismo com bolas, anéis, claves, pratos e bambolês, proporcionando momentos de diversão e aprendizado.
Realizado em importantes pontos turísticos da cidade, como o Centro de Convenções, Balneário, Parque das Águas e parte da Alameda Lucas Nogueira Garcez, o evento trouxe como novidade o simulador de asa-delta para uma experiência diferente e interativa.
Esporte e Lazer
Diversas atividades esportivas e recreativas foram oferecidas ao longo do dia, como aulas de boxe, skate, condicionamento físico (funcional) e circuito de bicicleta. Apresentações de ginástica artística e rítmica, capoeira e taekwondo também fizeram parte da programação, valorizando talentos locais e incentivando a prática esportiva.
O espaço de lazer reuniu brinquedos infláveis, cama elástica, touro mecânico e uma tenda com jogos de tabuleiro, pebolim e ping-pong. O público pôde participar de partidas de Pickleball, handebol, vôlei e futebol, além de aproveitar as áreas livres para andar de bicicleta, patins, skate e patinete.
Para completar o clima de confraternização, a distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce acrescentou um sabor especial ao domingo.
Saúde e Bem-Estar
A programação do Domingo Livre incluiu serviços voltados à saúde e bem-estar, com a aplicação de 45 doses de vacinas contra a gripe e uma dose contra a febre amarela, além de orientação sobre saúde bucal e a entrega de 30 kits de escovação. Também foram realizados testes rápidos para AIDS, hepatite B e sífilis, verificação de pressão arterial e teste de glicemia, ampliando os cuidados preventivos oferecidos ao público durante o evento.
Causa Animal
O Balneário ofereceu um espaço dedicado à causa animal, com a feira de adoção responsável de cães e gatos. Ao todo foram adotados 5 animais. Neste espaço, houve a conscientização sobre a importância dos cuidados com os pets e a sensibilização da adoção de cães e gatos adultos.
Segurança
Além do patrulhamento realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) e do apoio da equipe de trânsito para garantir a segurança no local, os munícipes puderam conhecer um pouco mais da guarda.
Um dos destaques foi a experiência imersiva com a Ronda Escolar, que encantou as crianças com apresentação teatral, a oportunidade de vestir as fardas da GCM e conhecer de perto as atividades desenvolvidas na cidade.
O Canil da Guarda também marcou presença, apresentando três cães e os equipamentos utilizados nas operações. Entre os cães de elite treinados do canil estavam Airumã, especialista em busca e resgate (mantrailing), e os cães de faro de entorpecentes e armas, Eros e Lex, que chamaram a atenção do público pela habilidade e disciplina demonstradas durante a exibição.
Meio Ambiente
Na lateral do Centro de Convenções, próximo à Rua Christovam Bragion, foi realizado o plantio de 30 mudas de árvores nativas, com o envolvimento de grupos e moradores da cidade. Entre as espécies plantadas estão Ipê-branco, Ipê-roxo, Ipê-amarelo, Castanha-do-maranhão, Grumixama, Pitanga, Sabão de Soldado, Cerejeira do Mato, Guabijú, Araçá, Ingá e Copaíba, que futuramente proporcionarão sombra, embelezamento e mais qualidade de vida para a população.
Maternidade Solidária
Já para as mamães e os bebês, o Fundo Social de Solidariedade preparou o espaço Maternidade Solidária para proporcionar conforto e privacidade no momento da amamentação e um ambiente adequado para a troca de fraldas.