Neste sábado (5) Atibaia terá segunda edição da Caminhada da Inclusão do TEA
Objetivo é conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista; concentração acontece às 15h30, na Praça Guilherme Alves

Neste sábado, dia 5, acontece em Atibaia a segunda edição da Caminhada de Inclusão do TEA, evento que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A estimativa é de que cerca de 300 pessoas participem da caminhada. A concentração acontece às 15h30, na Praça Guilherme Alves (Praça do José Alvim) e a caminhada se inicia às 16h, passando pela Rua José Alvim e chegando à Praça Claudino Alves (Praça da Matriz).
Na praça estão programadas diversas atrações, como apresentação do grupo AtiPalhaços e exposição de carros antigos do Clube do Fusca, entre outras. Além disso, haverá brinquedos e doces à disposição dos participantes.
Abril Azul
O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.
Algumas características, como dificuldades na interação social, dificuldades em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, prejuízo no desenvolvimento motor e comportamentos repetitivos ou metódicos, podem identificar a presença do TEA. O autismo é classificado em níveis de suporte, ou seja, pelo quanto a pessoa precisará de auxílio de terceiros. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.