Atibaia une forças para conscientização sobre a violência contra a mulher
Uma das ações do Agosto Lilás foi a Blitz de Conscientização, no Centro

Em briga de marido e mulher, a lei mete a colher. Com esse lema, a Prefeitura de Atibaia realizou nesta terça-feira, dia 26 de agosto, a Blitz de Conscientização, com entrega de material de orientação sobre o combate à violência contra a mulher.
Foram entregues cerca de 3 mil panfletos para motoristas e pedestres que passavam pelo semáforo da Rua Benedito de Almeida Bueno, Centro, na altura do Mercado Municipal. O principal objetivo da ação foi conscientizar a comunidade de que é preciso denunciar casos de violência doméstica, e que este ato pode salvar vidas.
A ação, que faz parte do Agosto Lilás, foi coordenada pelo Departamento de Cidadania da Secretaria de Justiça, pela Guarda Civil Municipal, por meio da Patrulha Guardiã Maria da Penha, pela Secretaria Assistência e Desenvolvimento Social, e pelo Fundo Social de Solidariedade. A presidente do Fundo, primeira-dama Camille Donnabella, participou das atividades junto aos secretários, diretores e servidores das unidades envolvidas.
Em Atibaia, as mulheres contam com serviços disponibilizados pelo Poder Público, a exemplo da Patrulha Guardiã Maria da Penha, que é uma unidade especializada da GCM e foi instituída através de um termo de colaboração firmado junto ao Ministério Público, além Centro de Referência para Mulher da Secretaria de Assistência Social, onde é feito atendimento socioassistencial de mulheres vítimas de violência doméstica, assim como as crianças que também sofrem dentro deste contexto familiar.
Promover o enfrentamento à violência contra a mulher é uma responsabilidade de toda a sociedade. Denuncie: 180 (Central de Atendimento à Mulher), ou 153 (Guarda Municipal) ou 190 (Polícia Militar). As denúncias também podem ser feitas via internet ao Ministério Público, pelo link https://sis.mpsp.mp.br/atendimentocidadao?mostrarTermosFormulario=True , na opção “Ouvidoria das Mulheres”.