Secretaria do Meio Ambiente de Atibaia se reúne com Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos
Na pauta da reunião estava emissão do Habite-se e o gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil em Atibaia
Representantes da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Atibaia participaram de reunião no dia 1º de junho com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Atibaia e Região para esclarecimentos de dúvidas sobre a emissão do Habite-se, documento emitido pela Prefeitura para comprovar a construção de um imóvel seguindo todas as regras estabelecidas pelo município, envolvendo o Documento de Origem Florestal (DOF) e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRSCC).
Foi instituído na cidade o sistema Coletas on-line em outubro de 2021 com a contratação de uma Área de Transbordo e Triagem (ATT), que procura garantir uma destinação ambientalmente adequada para os entulhos derivados das obras e construções. Os resíduos da construção civil representam um percentual significativo dos resíduos sólidos produzidos nas cidades e, como qualquer detrito, quando descartados em local inadequado trazem uma série de prejuízos.
Em Atibaia, os entulhos e resíduos volumosos coletados pelas empresas transportadoras são encaminhados para a Área de Transbordo e Triagem no bairro da Usina. A área é administrada pela empresa ATT-Ban, vencedora da licitação para dar o correto destino de resíduos da construção civil classes A, B e C, resíduos volumosos e arbóreos, sendo que a taxa de destinação cobre os custos para recebimento, triagem e reciclagem do material.
Conforme foi mencionado pelo desenvolvedor do aplicativo Coletas on-line que atende outras cidades da região, o município de Atibaia se destaca entre os demais por ser pioneiro no gerenciamento do RCC (resíduo gerado da construção civil) gerado na cidade e na forma que faz o beneficiamento do material gerado pela construção civil. Esse material é reaproveitado para a recuperação de vias rurais e urbanas não asfaltadas.