Renovação da frota: transporte público de Atibaia recebe 20 ônibus zero km

Entrega de novos veículos representa primeiro passo concreto na reestruturação do sistema, que enfrenta desafios acumulados ao longo dos anos

Renovação da frota: transporte público de Atibaia recebe 20 ônibus zero km

A Prefeitura de Atibaia deu início a uma etapa importante no processo de reestruturação do transporte público municipal, com a entrega de 20 ônibus zero quilômetro à frota que atende a cidade. A medida representa um avanço concreto em um setor que enfrenta, há anos, desafios estruturais e operacionais que ainda impactam diretamente o dia a dia dos usuários.

A renovação parcial da frota – coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano e executada pela concessionária SOU Atibaia – é uma das primeiras ações dentro de um conjunto de melhorias planejadas pela Administração Municipal, que tem tratado o tema com prioridade desde o início do ano. Com os novos veículos, Atibaia passa a contar com 20 ônibus zero km entre os 65 que compõem a frota atual, reduzindo a idade média dos veículos para 1,03 ano – abaixo do limite contratual de cinco anos - o que, embora não resolva todos os problemas do sistema, representa um passo relevante em direção a um transporte mais seguro, digno e confortável.

A frota anterior contava com 24 veículos de 2016 (os mais antigos), 10 de 2017, 6 de 2022 e 25 de 2023. Com a atualização, os veículos mais antigos em operação passam a ser apenas dois unidades de 2022, complementados por 18 veículos de 2023, 25 de 2024 e os 20 novos veículos deste ano.
A entrega oficial dos novos ônibus ocorreu na última terça-feira (10), no estacionamento do Centro de Convenções, com a presença de autoridades municipais e representantes da concessionária. Na ocasião, o prefeito destacou a importância de seguir enfrentando os problemas do transporte público com planejamento, diálogo e responsabilidade, reforçando que a renovação da frota é apenas o início de um processo que exige ações contínuas e comprometimento de todas as partes envolvidas.

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Planejamento e novas ações

Além da renovação da frota, outras medidas estão sendo encaminhadas para aprimorar o sistema, que é responsável pelo transporte de aproximadamente 520 mil pessoas por mês, no município. Neste mês, a Prefeitura inicia a licitação que prevê contratação de uma empresa especializada que realizará estudos técnicos detalhados sobre os trajetos, horários e pontos de parada, com uso de georreferenciamento. O objetivo é aperfeiçoar o sistema como um todo, oferecendo um serviço mais moderno e que atenda as expectativas da população.

Outro ponto sensível em análise é a questão tarifária. Sem reajuste desde 2019, a tarifa atual de R$ 4,60 é considerada defasada frente aos custos crescentes de operação. Para embasar decisões com responsabilidade, será contratada uma consultoria técnica especializada, que revisará a tarifa e o subsídio pago à concessionária. A meta é buscar equilíbrio entre a sustentabilidade do sistema e o menor impacto possível para os usuários.

A renovação da frota está sendo feita sem nenhum reajuste no valor da tarifa neste momento, já que a Prefeitura busca primeiro melhorar a condição do serviço para depois atender as solicitações de reajuste tarifário.

É importante destacar que o valor real de uma passagem de ônibus, denominado “tarifa de remuneração”, é mais que o dobro do valor pago pelo usuário. No entanto, a Prefeitura hoje assume o pagamento da diferença por passagem, reduzindo significativamente o valor final pago pelo usuário para R$ 4,60. Todos esses valores estão passando por análise e estudos para, em breve, serem atualizados com objetivo de garantir um serviço de transporte coletivo moderno, efetivo e acessível a todos.

Esse processo de revisão também integra o planejamento de uma política pública mais ampla: a futura implantação da tarifa zero em Atibaia, proposta de médio e longo prazo que visa a gratuidade no transporte coletivo urbano em dia e horário específicos.

Com medidas realistas, pautadas por dados e compromisso com a transparência, a Prefeitura segue trabalhando para transformar gradualmente o sistema de transporte público, enfrentando problemas antigos com ações concretas e planejamento responsável.

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