Prefeitura de Atibaia alcança déficit zero e encerrará o ano com saldo de caixa positivo

Em conjunto de ações para a contenção de gastos e aumento da arrecadação da cidade, endurecidas pelo Decreto 11.067, governo encerrará mandato sem dívidas

Prefeitura de Atibaia alcança déficit zero e encerrará o ano com saldo de caixa positivo

A Prefeitura de Atibaia conseguiu zerar as dívidas e acabará o ano com saldo de caixa positivo. Isso só foi possível graças ao conjunto de ações para o contingenciamento de gastos.

‌Em junho deste ano, as projeções eram de que Atibaia encerraria o ano com déficit de R$50 milhões em dívidas junto a seus fornecedores. Em dezembro, o saldo em caixa está positivo graças a diversas medidas de contenção de despesas, vindas principalmente por força do Decreto 11.067/2024, e o aumento da arrecadação em ações como o relançamento da Cota Única do IPTU e a cobrança de dívidas que estavam em aberto.

 

Ações tomadas

No último semestre, a atual Administração Municipal tomou diversas medidas para que a crise financeira da cidade fosse sanada, como o corte de gastos em ações de suspensão e rescisão de contratos, demissão de profissionais comissionados, eliminação de horas extras para os funcionários, entre outros.

‌Para aumentar a arrecadação da cidade, o Executivo Municipal reabriu a possibilidade do pagamento da Cota Única de IPTU no mês de novembro, protestou dívidas e conseguiu, com o novo Sistema de Gestão, cobrar devidamente os tributos que estavam em aberto.


‌Todos os motivos acima, junto dos Decretos 11.045/2024, de agosto, que iniciou a contenção de despesas ao reduzir as possibilidades de gastos em compras ao estritamente essencial, e o Decreto  11.067/2024 de setembro, que cortou parte das despesas municipais já existentes, trouxeram ao município bons resultados.