Atibaia renova frota das ambulâncias do SAMU 192
Ao todo, são quatro novas ambulâncias, locadas pela Secretaria de Saúde; serviço é responsável pelo atendimento médico pré-hospitalar em casos de urgência e emergência

Atibaia está renovando a frota de ambulâncias do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os quatro novos veículos, que estão substituindo os antigos, chegaram em Atibaia no último dia 2 (terça-feira), por meio de contrato de locação firmado pela Secretaria de Saúde. O SAMU é responsável pelo atendimento médico pré-hospitalar em casos de urgência e emergência, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Em Atibaia, a sede está localizada no Jardim Cerejeiras, ao lado da UPA.
O serviço conta com equipes especializadas que atuam de forma integrada para oferecer atendimento de qualidade em situações de risco iminente de vida, como infartos, acidentes de trânsito, crises respiratórias, intoxicações, entre outras. Em nossa cidade, o SAMU é formado por 15 médicos, 11 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem, além de bombeiros que realizam a condução das ambulâncias. As equipes realizam mais de 10 mil atendimentos mensais.
Atendimento
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.
Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. As ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.
A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.
Mais segurança e agilidade no atendimento
As ambulâncias vêm equipadas com todos os itens obrigatórios definidos pelo Ministério da Saúde, assegurando que cada unidade esteja pronta para o atendimento. Com a renovação da frota, a Prefeitura resolve um problema frequente dos veículos antigos, que apresentavam alto índice de manutenção e muitas vezes ficavam fora de operação, comprometendo o serviço prestado à população.
Com os veículos novos, a expectativa é de maior disponibilidade das viaturas e redução nas ocorrências de falhas mecânicas. Além disso, o contrato de locação firmado com a empresa responsável inclui a manutenção preventiva e corretiva, garantindo que as ambulâncias permaneçam sempre em condições adequadas para atender às demandas da cidade.
Das quatro novas ambulâncias, três são de suporte básico e destinadas exclusivamente ao atendimento da população de Atibaia. Já a unidade de suporte avançado poderá atender chamados urgentes nas cidades da região, como em Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis e Nazaré Paulista.
Quando Chamar o SAMU 192?
-
Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
-
Intoxicação exógena e envenenamento;
-
Queimaduras graves;
-
Na ocorrência de maus tratos;
-
Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
-
Em tentativas de suicídio;
-
Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
-
Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
-
Afogamentos;
-
Choque elétrico;
-
Acidentes com produtos perigosos;
-
Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
-
Agressão por arma de fogo ou arma branca;
-
Soterramento, desabamento;
-
Crises convulsivas;
-
Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
-
Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.