Carnaval 2025: Secretaria de Saúde realizará ação de conscientização sobre ISTs
Equipes farão orientação sobre o uso de preservativos e distribuição de material educativo, entre outras ações

Durante as festividades do Carnaval 2025, entre 28 de fevereiro e 4 de março, profissionais da Secretaria da Saúde irão realizar ações de conscientização e prevenção relacionadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). As equipes distribuirão material educativo, preservativos internos e externos, autotestes de HIV e darão orientações sobre testes rápidos, PreP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição), além de outras formas de prevenção combinada.
A van do Consultório na Rua estará identificada com cartazes e banners do programa de HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais, e será ponto de apoio para os profissionais da saúde e referência para os foliões.
Testes Rápidos
Com diagnósticos em até 30 minutos, os testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C são oferecidos gratuitamente no SUS. A testagem é indicada para todas as pessoas que já iniciaram a atividade sexual, e deve ser feito com regularidade e, principalmente após exposição a alguma situação de risco, como relação sexual desprotegida ou compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.
HIV
HIV é uma sigla para vírus da imunodeficiência humana. É o vírus que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). O HIV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) e, segundo o Ministério da Saúde, ter HIV não é como ter Aids. A Aids é uma doença que pode ser desenvolvida pelas pessoas que vivem com HIV e pode levar ao óbito. O tratamento com medicamentos adequados pode evitar que a pessoa desenvolva a AIDS.
Mesmo pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus do HIV por meio de relação sexual desprotegida, compartilhamento de seringas contaminadas, da mãe para o filho durante a gravidez ou aleitamento se não forem tomadas as medidas de prevenção.
PEP e PREP- Prevenção contra o HIV
A PEP e a PREP fazem parte da prevenção combinada do vírus HIV, sendo a PEP recomendada de modo emergencial pós-exposição sexual desprotegida e a PrEP para antes da exposição sexual. No evento, os profissionais de saúde vão explicar sobre seu uso, como retirar os medicamentos gratuitamente pelo SUS e sua importância.
Hepatite B e C
As hepatites B e C são causadas pelos vírus tipo B (HBV) e tipo C (HCV) e são transmitidos, sobretudo, por meio do sangue. Ambas as doenças acometem o fígado, causando inflamação do órgão. Os vírus podem ser passados pelo contato sexual, via sanguínea, por meio de seringas contaminadas, alicates de unha contaminados, materiais de tatuagem contaminados, entre outros.
Para se prevenir contra a Hepatite B, o SUS disponibiliza a vacina para proteção do vírus como parte dos imunizantes de rotina dos munícipes.
Prevenção
Para reduzir os riscos de ISTs, os munícipes receberão instruções sobre o uso correto de preservativos, lubrificantes e demais estratégias de prevenção combinada ao HIV.