Prefeitura de Atibaia reforça importância de jovens entre 11 e 14 anos completarem o esquema vacinal contra a dengue

Dos 2.524 estudantes que receberam a primeira dose, apenas 856 voltaram para receber a segunda dose da vacina

Devido à baixa adesão, a Prefeitura de Atibaia reforça a importância dos jovens receberem a segunda dose do imunizante contra a dengue e, assim, completarem o esquema vacinal. De acordo com a Secretaria de Saúde, dos 2.524 jovens entre 11 e 14 anos que receberam a primeira dose há mais de 3 meses, apenas 856 terminaram seu esquema vacinal, número equivalente a 33,91% dos contemplados.

É importante que os estudantes completem o esquema de vacinação antes do início da temporada de chuvas e calor, quando o número de casos da doença tende a aumentar.

A vacina
Desenvolvida com uma cepa atenuada do vírus, a vacina auxilia na prevenção de um quadro grave da doença e minimiza os sintomas em caso de infecção. A mesma não é indicada para grávidas e lactantes, imunossuprimidos, alérgicos a algum componente da vacina ou para quem contraiu a doença recentemente.

Tipos de dengue
As quatro variantes do vírus são DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, todas transmitidas pela fêmea da espécie do mosquito Aedes aegypti. No Brasil, predomina a infecção pelo DENV-1, que causa sintomas menos graves e é mais transmissível. Em suas diferentes formas, a doença se espalha rapidamente entre outubro e maio, época de maior reprodução do mosquito transmissor.

Onde e como se vacinar
Para tomar a vacina, é necessário que o jovem tenha um acompanhante maior de idade, esteja com sua carteira de vacinação e com seu CPF ou cartão do SUS. Caso a criança tenha contraído a doença no intervalo entre as doses, deve-se esperar ao menos 30 dias antes de completar a imunização.