Segurança e organização marcam festa dos 358 anos de Atibaia
Prefeitura preparou forte esquema para proteger a população e nenhum incidente de segurança foi registrado
As festividades do 358º aniversário de Atibaia foram um sucesso no último fim de semana, com shows de cantores renomados, apresentações de artistas locais, congadas, desfile cívico e missas, em atrações para todos os gostos que transcorreram sem incidentes de segurança e com muita organização.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública informou que não houve registro de incidentes significativos nos três dias de celebrações na cidade, que se preparou com um forte esquema para proteger a população e garantir uma festa tranquila. Entre policiais militares, guardas municipais, seguranças e bombeiros civis foram em torno de 140 a 150 servidores, assim como outros servidores que coordenam áreas da infraestrutura da festa e seguranças e bombeiros particulares.
A Guarda Civil Municipal dobrou os turnos, colocou mais servidores no sistema de monitoramento, incluindo os totens de segurança e a Muralha Digital. Além do grande contingente, foi usada uma câmera de reconhecimento facial que ficou ao lado do palco no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, com a qual era possível identificar pessoas em atitude suspeita, procurados pela Justiça ou mesmo ajudar a população em casos como criança desaparecida, em um monitoramento importante para ampliar a segurança.
Logo no primeiro dia das celebrações, na sexta-feira, 23 de junho, a estrutura organizacional chamou a atenção do cantor Vitor Kley: “Fiquei observando tudo vindo para cá, achei muito bonita a cidade, o lago. É uma honra tocar no aniversário, e gostaria de parabenizar a organização. Está tudo muito lindo, o camarim, todo mundo gente boa. Tudo muito certinho, perfeito. Obrigado, de coração”.
Os grandes shows no Centro de Convenções contaram com público significativo: 60 mil passaram pelo local para os shows de Vitor Kley, Diogo Nogueira e Daniel, e pela Praça Claudino Alves – Igreja Matriz, onde pelo menos três apresentações ocorreram por dia. O público ainda pôde prestigiar artistas locais cantando na Tenda Solidária do Fundo Social de Solidariedade, uma entre diversas barracas de alimentação e bebidas disponibilizadas para o evento.
O empresário Geraldo Rodrigues, de 40 anos, esteve os três dias no Centro de Convenções com a esposa e os filhos e aprovou a festa. “Viemos os três dias e não teve nenhuma briga, nenhuma confusão. É uma cultura que está sendo implantada há alguns anos, para que as festas, como o Carnaval, tenham um caráter familiar. A estrutura estava adequada, foi tudo tranquilo”, disse ele.
O evento cívico, que neste ano destacou o patrimônio cultural de Atibaia com o desfile “Meu Bairro, Minha Cidade, Minha Gente”, reuniu autoridades, creches comunitárias, escolas municipais, várias associações, entidades, conselhos e grupos da cidade no dia do aniversário, 24 de junho, em uma harmonia perfeita para celebrar uma data tão importante.