VII Encontro dos Conselhos Escolares debateu importância da participação da comunidade na Educação

Iniciativa fortalece política de gestão democrática na Secretaria de Educação e nas unidades escolares de Atibaia

O VII Encontro dos Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino de Atibaia, realizado em ambiente virtual na quarta-feira (20), abordou a relevância da existência e da atuação do Conselho Escolar. Realizado duas vezes por ano, o encontro tem como objetivo fortalecer os conselhos escolares e destacar a importância da gestão democrática na Secretaria de Educação e nas unidades escolares de Atibaia.

Objetivos
O Conselho Municipal de Educação busca fomentar, nos conselheiros, nos gestores e na comunidade escolar, o desejo de interagir nas ações oferecidas nas escolas, vivenciando-as com responsabilidade, apoiando e promovendo a aprendizagem dos alunos. Suas ações têm como foco desenvolver uma Educação Básica de qualidade, de acordo com o Plano Nacional de Educação e a realidade local.

Planos nacional e municipal de Educação
A Meta 19 do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 13.005/14, estabelece como uma das estratégias “estimular a constituição e o fortalecimento de conselhos escolares e conselhos municipais de educação, como instrumentos de participação e fiscalização na gestão escolar e educacional”. E o Plano Municipal de Educação de Atibaia, aprovado pela Lei nº 4.381/15, também reforça essa estratégia.

Participação
O diretor de escola Augusto Costa e Silva explanou sobre a importância do Conselho Escolar durante o encontro virtual. Para o educador, a iniciativa proporcionou uma valiosa oportunidade para todos os conselheiros participarem de um momento formativo. “A participação em si mesma é um objetivo valioso, independentemente de resultados. A busca por uma governança democrática é fundamental para a formação de uma sociedade justa e igualitária, construindo as bases para uma Democracia que privilegie o respeito e o diálogo entre os cidadãos. Estou extremamente grato por ter tido a chance de contribuir com esse importante diálogo”, ressaltou o diretor.

“Foi uma honra participar do VII Encontro dos Conselhos Escolares da Rede Municipal de Atibaia, uma colaboração entre a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação. Esses encontros são fundamentais no fortalecimento da gestão democrática em nosso município”, concluiu o educador.