Atendidos pelos Cras Caetetuba, Jardim Imperial e Portão visitam o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

Mais de 70 usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos tiveram experiência cultural, de forma gratuita, no centenário prédio da Estação da Luz

Atendidos pelos Cras Caetetuba, Jardim Imperial e Portão visitam o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

Clássicos da literatura portuguesa e brasileira, vida e obra de escritores consagrados diante dos olhos de espectadores encantados e cheios de vontade de conhecer mais a fundo as riquezas do nosso idioma. Para muitos deles, o primeiro contato com a literatura.

A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Organização da Sociedade Civil Mater Dei, levou mais de 70 pessoas atendidas pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos dos Cras Caetetuba, Jardim Imperial e Portão ao Museu da Língua Portuguesa, no Parque da Luz, em São Paulo, no último dia 15.

 

Atibaianos de idades variadas, grande parte da melhor idade, mergulharam no universo da língua portuguesa por meio de instalações interativas e lúdicas. Uma grande tela com 106 metros de comprimento exibe poesias, provérbios e canções de forma escrita e sonora. No teto do museu, é projetado um espetáculo de luz e som com uma seleção de textos da literatura e da música brasileiras. Totens interativos com recursos audiovisuais expõem as influências dos principais povos que contribuíram para formar o português do Brasil. Através de jogos, eles formaram sílabas e palavras.

 

Ao longo da visita, puderam aprender mais sobre a origem da língua portuguesa, os idiomas que ela se deriva e outros países que compartilham o idioma, como Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde. Também conheceram a origem de algumas palavras que vieram de línguas indígenas como o tupinambá e iorubá.

Além da língua portuguesa, os visitantes ainda puderam ouvir a sonoridade de outros 23 idiomas.

Pra fechar a experiência cultural, os visitantes percorreram o histórico edifício da Estação da Luz, construído em 1901, considerado patrimônio cultural nacional, estadual e municipal.