COMPIR de Atibaia fortalece diálogo e representatividade da população negra

Posse dos primeiros membros do novo conselho aconteceu no dia 8 de maio

COMPIR de Atibaia fortalece diálogo e representatividade da população negra

No dia 8 de maio, o Conselho Municipal de Promoção Racial (COMPIR) de Atibaia realizou sua primeira cerimônia de posse, para o biênio 2024/2026, marcando um compromisso renovado com a igualdade e a participação da população negra no município.

O COMPIR, vinculado administrativamente à Secretaria de Governo da Prefeitura de Atibaia, é um conselho novo e tem como principal objetivo garantir o diálogo entre a comunidade negra e o poder público, além de encaminhar demandas que visem a promoção da igualdade racial na cidade.

Destaques
Um dos pontos de destaque da posse foi a composição diversificada do conselho, que conta com representantes tanto do poder público quanto da sociedade civil. Ao todo, o COMPIR será composto por dezesseis membros, sendo oito titulares e oito suplentes, todos provenientes de entidades e coletivos comprometidos com a promoção da igualdade racial em Atibaia.

Representantes
Entre os representantes do poder público, destacam-se nomes de diversas secretarias, incluindo Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura, Educação, Saúde e Segurança Pública. Cada titular e suplente traz consigo a responsabilidade de ser voz ativa dentro do conselho, buscando soluções e políticas que promovam a inclusão e o respeito à diversidade racial.

Já os membros da sociedade civil são provenientes de entidades culturais, coletivos, entidades religiosas e organizações de classe, refletindo a amplitude e a diversidade das lutas pela igualdade racial em Atibaia. Dentre eles, destacam-se representantes do coletivo Negra Visão, da Uneafro, do Coletivo Pajubá, da Tenda de Umbanda Cacique Pena Vermelha, da OAB e da APEOESP, entre outros.

Membros
I - Poder Público:

- Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social: Poliana Coelho da Silva (titular) e Vanderson Carlos Oliveira da Silva (suplente);

- Secretaria de Cultura: Giovanna Marmorato Barcelos (titular) e William de Oliveira Cruz (suplente);

- Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Bruno Santana Lima (titular) e Edmilson Ribeiro Sepulveda (suplente);

- Secretaria de Educação: Franc Heime Bezerra da Silva (titular) e Ariane Rodrigues Petruzzi (suplente);

- Secretaria de Saúde: Luana Aparecida Salvador (titular) e Matheus Gomes de Souza (suplente);

- Secretaria de Habitação: Sabrina da Silva Machado (titular) e José Edemilson Teixeira (suplente);

- Secretaria de Governo: Patrícia Machado de Almeida (titular) e Rosana Mara de Oliveira Souza (suplente);

- Secretaria de Segurança Pública: Paulo Damião Soares (titular) e Karoline Kowal Soares (suplente).

II - Sociedade Civil:
a) Entidade de Cultura: Silvana Cotrim Moreira da Silva - NEGRA VISÃO (titular); Vanda Bezerra Cavalcante - NEGRA VISÃO (titular); Evaneide Oliveira Santos - NEGRA VISÃO - (suplente); Larissa Nascimento dos Santos - NEGRA VISÃO (suplente);

b) Representantes dos Coletivos: Mariana Vasconcelos Silva - UNEAFRO (titular); Tainá Gasparim da Mota - COLETIVO PAJUBÁ (titular); Raquel Costa da Silva - COLETIVO IMPÉRIO CREW - (suplente); Maria Fernanda Leite de Andrade - ICJ Incentivadores da Consc. Jovem (suplente);

c) Entidades Religiosas: Ariana Alves Duarte Cardoso - TENDA DE UMBANDA CACIQUE PENA VERMELHA (titular); Rafaela Cristina Soares - TENDA DE UMBANDA CACIQUE PENA VERMELHA (titular); Renan Fernandes Abranches - QUILOMBO VÓ COTINHA e PAI GUSMÃO (suplente); João Vitor Gonçalves Cavalcante - QUILOMBO VÓ COTINHA e PAI GUSMÃO (suplente);

d) Entidades de Classe: Vanderson Silva de Souza - OAB (titular); Thaís Ferreira Monteiro da Silva - OAB (titular); Lucas Marins Bento - APEOESP (suplente); Valéria de Oliveira Rocha - APEOESP (suplente).

Novo endereço da Casa dos Conselhos
A Prefeitura de Atibaia destaca também o novo endereço da Casa dos Conselhos, que desde esta segunda-feira, dia 20 de maio, passou a atender em novo endereço: Rua Bartolomeu Peranovich, nº 516, junto ao Departamento de Cidadania da Prefeitura.