Programa de Desenvolvimento em Liderança Humanizada promove ambientes escolares mais saudáveis em Atibaia
Iniciativa pioneira da Secretaria de Educação promove ambientes escolares mais saudáveis e valoriza a saúde mental dos profissionais da rede municipal

A Educação de Atibaia é reconhecida como referência no Estado de São Paulo e em âmbito nacional e a Prefeitura tem trabalhado, de forma contínua, para garantir a qualidade do ensino e avançar rumo à excelência. Nesse contexto, investir no desenvolvimento e no cuidado com gestores e professores é parte fundamental do processo. Em 2025, a Secretaria de Educação lançou o inédito Programa de Desenvolvimento em Liderança Humanizada, voltado ao fortalecimento dos profissionais da rede municipal. A iniciativa tem como propósito promover ambientes escolares mais saudáveis, baseados na escuta ativa e no compromisso institucional com a saúde e o bem-estar de quem faz a educação acontecer.
O programa foi concebido a partir de diagnósticos que evidenciaram a necessidade de um olhar inovador e estruturado para o cuidado com os educadores. Pesquisa realizada no final de 2024 com profissionais da rede municipal apontou que a saúde mental deveria ser prioridade na formação continuada em 2025. Esse cenário foi confirmado pelos dados do Departamento de Recursos Humanos, que registraram aumento significativo nos afastamentos médicos de professores por questões relacionadas à saúde mental.
Etapas do programa
O programa Liderança Humanizada foi apresentado durante a palestra de abertura do ano letivo de 2025, que reuniu aproximadamente 1.500 profissionais da rede municipal. A recepção foi positiva: 91,3% dos participantes atribuíram notas máximas (4 ou 5) ao conteúdo apresentado e 73,5% demonstraram interesse na continuidade do tema. Os resultados reforçaram a relevância da iniciativa e evidenciaram a necessidade de consolidar um programa estruturado e de longo prazo.
Do início do ano até agosto, o programa já avançou em quatro etapas fundamentais:
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Diagnóstico e mapeamento inicial – O processo começou com escuta ativa dos gestores, levantamento de dados psicossociais com apoio de Inteligência Artificial e entrevistas baseadas em narrativas autobiográficas, que envolveram profissionais de liderança escolar.
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Desenvolvimento do plano de ação – A partir das evidências coletadas, foi estruturado um plano personalizado, em constante atualização, para garantir resultados concretos nas unidades escolares.
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Formações para todos os públicos – Foram promovidos encontros presenciais e virtuais com diretores, coordenadores, professores e funcionários, abordando temas como cultura organizacional, saúde mental, inovação pedagógica, inclusão e comunicação.
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Acompanhamento contínuo e práticas replicáveis – Estão sendo traçadas estratégias que assegurem a sustentabilidade das ações e possibilitem sua replicação mesmo após o término do programa.
Legislação
A abordagem “humanizada” busca a liderança baseada em empatia, escuta, acolhimento e inteligência emocional. Um diferencial do programa é sua integração com a legislação vigente e o uso de dados para subsidiar decisões pedagógicas e administrativas.
O programa está em consonância com a Lei n.º 14.681, de 18 de setembro de 2023, que institui a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e a Valorização dos Profissionais da Educação, e também a Lei n.º 14.817, de 16 de janeiro de 2024, que define diretrizes para a valorização dos profissionais da educação básica pública.
Vale destacar que Atibaia é signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, entre esses objetivos, está “Educação de qualidade”, que prevê que os governos garantam acesso à educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e que ofereçam oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.
Resultados já alcançados
O programa vem apresentando bons resultados. A Secretaria de Educação destaca melhoria no ambiente escolar, fortalecimento da escuta ativa entre lideranças e maior engajamento das equipes. A adesão dos profissionais também demonstra o alcance da iniciativa: dos 800 docentes da rede, 608 participaram da pesquisa inicial sobre riscos psicossociais, o que representa 76% do quadro.
Com esse modelo, a Secretaria projeta, até o fim de 2026, reduzir o absenteísmo, qualificar o ambiente de trabalho e buscar referência nacional em cuidado com a educação.
A iniciativa já desponta como pioneira no enfrentamento do chamado “apagão docente de 2040”, ao investir na prevenção do adoecimento e na valorização dos profissionais, buscando a permanência de talentos na rede municipal.
Outro destaque é a integração do Programa “Educa+ Atibaia” ao plano de ação. Instituído por meio do Projeto de Lei n.º 20/2025, aprovado pela Câmara Municipal, o programa permite a transferência direta de recursos da Secretaria de Educação para as escolas, por meio das Associações de Pais e Mestres. A iniciativa orienta as unidades a investir em espaços de descanso e bem-estar a partir de um olhar sistêmico e comprometido com a saúde integral dos educadores.
Próximos passos
A última etapa do programa, entre novembro de 2026 e fevereiro de 2027, será dedicada à avaliação dos impactos, elaboração do plano de continuidade e celebração dos resultados. A expectativa é de que o legado desta formação permaneça como pilar estruturante da cultura educacional do município, com entrega de um documento oficial consolidando os avanços, depoimentos e diretrizes futuras.
O Programa de Liderança Humanizada vai além da valorização dos profissionais da educação: busca tornar a escola pública mais humana, inovadora e sustentável. Ao investir no cuidado de quem cuida, Atibaia se coloca na vanguarda de um novo modelo de gestão educacional, no qual o bem-estar do servidor público é a marca da atual administração.