“Supera IDEB Atibaia” mobiliza rede municipal de ensino para a avaliação nacional de 2025

“Supera IDEB Atibaia” mobiliza rede municipal de ensino para a avaliação nacional de 2025

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, deu início a uma nova etapa do planejamento estratégico voltado ao SAEB 2025 (Sistema de Avaliação da Educação Básica). A iniciativa, intitulada “Supera IDEB Atibaia 2025”, tem como objetivo fortalecer as aprendizagens dos estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental, etapa que marca o encerramento do ciclo de alfabetização e dos anos iniciais.

Na próxima segunda-feira (11) será realizado um encontro para alinhamento das estratégias, com participação de gestores e todos os professores dos 5º anos. Na oportunidade estão presentes também representantes de cidades vizinhas, o que representa um movimento de fortalecimento da educação pública da região. O encontro acontecerá no Cine Itá (Rua Visconde do Rio Branco, 51 - Centro), das 8h30 às 12h.

O SAEB é uma avaliação nacional aplicada pelo INEP/MEC com o propósito de medir a qualidade da educação no país. Os estudantes de 5º e 9º anos realizam provas de Língua Portuguesa e Matemática, e os resultados obtidos subsidiam políticas públicas educacionais, além de compor o cálculo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um dos principais indicadores da qualidade do ensino brasileiro. Atualmente, Atibaia tem um dos melhores IDEB do Estado de SP, com nota de 7,3. O objetivo é manter a qualidade de ensino e buscar, cada vez mais, o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido na rede municipal.

 

Ações estratégicas

Em Atibaia, o foco está em assegurar que os alunos cheguem preparados e confiantes para esse momento. Para isso, a Secretaria de Educação de Atibaia está conduzindo uma série de ações integradas nas 26 escolas municipais de ensino fundamental, como reforço escolar, simulados, reorganização do cronograma do material Supera IDEB, ambientação das unidades e reuniões com familiares.

As atividades são planejadas com base nos descritores avaliados pelo SAEB, que correspondem a habilidades específicas que os alunos devem desenvolver em cada disciplina e etapa escolar, com apoio direto aos coordenadores pedagógicos e formações continuadas para os professores durante os HTPCs.

Outras medidas incluem o acompanhamento da frequência escolar, busca ativa, aulas aos sábados, aplicação de simulados do questionário socioeconômico e uso intensificado de recursos didáticos e tecnológicos. O envolvimento das famílias também está sendo incentivado por meio de ações de mobilização e encontros motivacionais.

A rede municipal também ampliou o suporte às escolas, com descentralização do CAADE e reforço no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos do 5º ano com deficiência.

A aplicação do SAEB 2025 está prevista para ocorrer entre os dias 20 e 31 de outubro, em todas as unidades da Federação. Em Atibaia, a mobilização reflete o trabalho com a qualidade da educação pública, o desenvolvimento das competências dos estudantes e a valorização da aprendizagem com intencionalidade e propósito.