III Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa acontece em 4 de julho

O evento abordará o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia; Urgência por equidade, direitos e participação”

III Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa acontece em 4 de julho

No próximo dia 4 de julho, das 9h às 16h, acontece a III Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia; Urgência por equidade, direitos e participação", o evento pretende ser um espaço de diálogo e reflexão sobre a inclusão e equidade para os idosos. A conferência ocorrerá no Salão Paroquial da Igreja Cristo Rei, localizado na Praça Santo Antônio, 79A, no Alvinópolis. Para participar, é só comparecer no local, não será necessária inscrição prévia.

A Conferência visa abordar cinco eixos norteadores:
- Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais
- Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa
- Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa
- Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices
- Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro

Oportunidade
A Conferência assegura que a escolha dos delegados seja feita de forma paritária entre a sociedade civil e o poder público. O evento é uma oportunidade para discutir e fortalecer as políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, promovendo a equidade e a participação ativa dessa população na sociedade.

Para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a Conferência é a oportunidade de criar um ambiente mais justo e inclusivo, destacando a necessidade de um esforço conjunto entre governo e sociedade civil para enfrentar os desafios do envelhecimento populacional.