Conselho Municipal da Mulher de Atibaia (Comati) divulga calendário de reuniões
Encontros acontecerão na Casa dos Conselhos, localizado na Rua Bartolomeu Peranovich, nº 516
O Conselho Municipal da Mulher de Atibaia (COMATI) divulgou nesta semana o calendário de reuniões de 2025. Os encontros são mensais e acontecem na penúltima segunda-feira de cada mês, às 9h, na Casa dos Conselhos, localizado na Rua Bartolomeu Peranovich, nº 516. As reuniões são abertas ao público, direcionado a quem se interessa em debater políticas públicas para mulheres.
O COMATI
Criado em 2008, o COMATI é gerido por 16 conselheiras, sendo 8 representantes de pastas diversas da Prefeitura e 8 da Sociedade Civil, garantindo paridade e prezando pela imparcialidade das decisões, cujo objetivo é “fiscalizar, no âmbito do município, o cumprimento da legislação federal, estadual e municipal que atendam aos interesses das mulheres e a implementação de políticas públicas comprometidas com a superação dos preconceitos e desigualdades de gênero” (Lei Complementar Nº 907/ 2023).
Contexto social
No Brasil, os altos índices de violência contra a mulher e a taxa de feminicídios ainda são um desafio para o poder público e para a sociedade em geral.
Em Atibaia, a Prefeitura, em parceria com órgãos do Sistema de Justiça, tem realizado diversas ações para atendimento às mulheres vítimas de violência, bem como para homens acusados de serem autores de violência. Diante disso, o COMATI é um importante instrumento de melhorias e fomento a políticas públicas de enfrentamento à violência e desigualdade de gênero.