Conselho Municipal da Mulher de Atibaia (Comati) divulga calendário de reuniões

Encontros acontecerão na Casa dos Conselhos, localizado na Rua Bartolomeu Peranovich, nº 516

Conselho Municipal da Mulher de Atibaia (Comati) divulga calendário de reuniões

O Conselho Municipal da Mulher de Atibaia (COMATI) divulgou nesta semana o calendário de reuniões de 2025. Os encontros são mensais e acontecem na penúltima segunda-feira de cada mês, às 9h, na Casa dos Conselhos, localizado na Rua Bartolomeu Peranovich, nº 516. As reuniões são abertas ao público, direcionado a quem se interessa em debater políticas públicas para mulheres.

O COMATI

Criado em 2008, o COMATI é gerido por 16 conselheiras, sendo 8 representantes de pastas diversas da Prefeitura e 8 da Sociedade Civil, garantindo paridade e prezando pela imparcialidade das decisões, cujo objetivo é “fiscalizar, no âmbito do município, o cumprimento da legislação federal, estadual e municipal que atendam aos interesses das mulheres e a implementação de políticas públicas comprometidas com a superação dos preconceitos e desigualdades de gênero” (Lei Complementar Nº 907/ 2023).

Contexto social

No Brasil, os altos índices de violência contra a mulher e a taxa de feminicídios ainda são um desafio para o poder público e para a sociedade em geral.

Em Atibaia, a Prefeitura, em parceria com órgãos do Sistema de Justiça, tem realizado diversas ações para atendimento às mulheres vítimas de violência, bem como para homens acusados de serem autores de violência. Diante disso, o COMATI é um importante instrumento de melhorias e fomento a políticas públicas de enfrentamento à violência e desigualdade de gênero.