Prefeitura fecha novas parcerias com supermercados para ampliar a oferta de hortifrutis à população carente
Alimentos têm custo zero ao município e já atendem a mais de 650 famílias; novas parcerias elevaram oferta em 30%

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, fechou mais seis parcerias com supermercados para oferta de hortifrutis à população em situação de vulnerabilidade alimentar em 2025. Agora são 17 parceiros, ao todo. Todas as frutas, legumes e verduras têm custo zero para o município. Atualmente o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional atende a 650 famílias por semana, 150 famílias a mais do que em 2024.
Além da parceria com supermercados, o município fez adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan e ao Programa de Aquisição de Alimentos, ambas do Governo Federal. Os recursos vão potencializar a oferta de hortifrutis adquiridos junto a pequenos produtores locais.
O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social iniciou as ações em 2017. O setor é responsável por garantir o acesso à alimentação adequada à população em situação de vulnerabilidade alimentar, por meio de ações diretas de combate à fome e à desnutrição, e promoção de práticas alimentares saudáveis.
Além da distribuição de hortifrutis, o departamento atende 290 famílias por meio de doação de cestas básicas e oferece cursos sobre o aproveitamento integral dos alimentos, com foco em reciclagem alimentar e redução do desperdício, e desenvolvimento de receitas e alternativas e criativas para otimizar a alimentação doméstica.